ABADÁ CAPOEIRA CABO FRIO INSTRUTOR BRASÍLIA

Esse espaço foi criado com intuito de divulgar o meu trabalho em vários aspectos na sociedade.Dedico a todos os meus alunos e amigos que me acompanharam ao decorrer da minha história de vida no mundo da Capoeira.



11 de jun. de 2011

BIOGRAFIA DE MESTRE BIMBA MESTRE DOS MESTRES

 

 Image                                                  A Capoeira Regional é uma manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba). Ele utilizou os seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque . A Capoeira Angola é uma manifestação primitiva que nasceu da necessidade de libertação de um povo escravizado, oprimido, sofrido e revoltado.                       
                     Podemos considera-la a mãe da Capoeira Regional. O Batuque, é uma luta braba, violenta, onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas. MESTRE BIMBA DISSE " EM 1928 EU CRIEI, COMPLETA, A REGIONAL, QUE É O BATUQUE MISTURADO COM A ANGOLA, COM MAIS GOLPES, UMA VERDADEIRA LUTA, BOA PARA O FÍSICO E PARA A MENTE ".  Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), nasceu em 23 de novembro de 1900, no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, Bahia. Filho de Luís Cândido Machado, famoso campeão baiano de batuque, e de Maria Martinha do Bonfim.
                    Foi carvoeiro, doqueiro, trapicheiro, carpinteiro, mais principalmente capoeirista, MESTRE DE CAPOEIRA ,Image condição esta adquirida por reconhecimento popular e pelo respeito da sociedade, numa época em que a perseguição as manifestações da cultura negra era muito intensa e perversa.Mestre Bimba foi um dos maiores capoeristas de todos os tempos.Excelente jogador,lutador respeitado,era um exímio cantador e tocador de berimbal.Bimba foi o primeiro capoerista a receber dos orgãos públicos para o funcionamento de uma academia oficial para prática da Capoeira.

 


Mestre Bimba revolucionou a concepção conservadora que se tinha da capoeira, criou seu estilo próprio, transformando-a em arte e esporte popular. Foi convidado pelo presidente da república, Getúlio Vargas, para fazer uma exibição, ocasião em que Getúlio declarou que a capoeira era uma luta de valor sem igual.

É o patrono da ABADÁ-Capoeira, respeitado e admirado por todos os capoeiristas, recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa pós-morte pela Universidade Federal da Bahia, por notório saber.
Muniz Sodré,ex-aluno se refere ao Mestre dizendo "foi uma das ultimas grandes figuras do que se poderia chamar de ciclo heróico dos negros da Bahia". Somente aos 12 anos de idade, Bimba, o caçula de Dona Martinha, iniciou-se na Capoeira, na Estrada das Boiadas, hoje bairro da Liberdade. Seu Mestre foi o africano Bentinho, Capitão da Companhia de Navegação Baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário