ABADÁ CAPOEIRA CABO FRIO INSTRUTOR BRASÍLIA

Esse espaço foi criado com intuito de divulgar o meu trabalho em vários aspectos na sociedade.Dedico a todos os meus alunos e amigos que me acompanharam ao decorrer da minha história de vida no mundo da Capoeira.



11 de jun. de 2011



O Batizado de Capoeira

          Muito mais que uma festa,uma cerimônia de introdução e iniciação do capoerista onde o aluno jogará com  Mestres,Mestrandos,Professores e Instrutores.O aluno receberá antes do Batismo o apelido pelo qual será reconhecido na rodas de Capoeira.Um momento,de um lado a experiência e a técnica dos mestres, mestrandos,professores e instrutores e do outro expectativa,admiração e respeito do principiante.
O cerimonial introduzido na prática da Capoeira por mestre Bimba, segue uma tradição,bem definida. Inicia-se pela apresentação dos alunos que ao serem chamados,entram na roda, caminhando em círculo,quando recebem e/ou confirmam o apelido com que passarão a ser conhecidos no universo da Capoeira.Na primeira vez que passar frente ao berimbau,o aluno demonstrará seu respeito:se for católico se benzerá; e se pertencer a uma religião que não for permitido benzer-se, deverá flexionar o corpo e tocar com os dedos da mão no chão de forma que sua cabeça passe abaixo da altura da cabeça do berimbau. A caminhada só encerra após a chamada do último aluno, com todos caminhando enfiteirados. Em seguida um a um,os "batizados" se apresentam ao pé do berimbau para, pela primeira vez terem direito de jogar com o professor, mestrando ou mestre, que o "apadrinha".Cabe ao capoeirista graduado a missão de descontrair o aluno, permitindo-lhe desenvolver seu jogo, observar o gesto do capoeirista que sela o batismo do aluno, seja uma queda, seja um aperto de mão sempre em clima de amizade, sem menosprezar o iniciante, enaltecendo a confraternização.
TROCA DE CORDAS
Durante as aulas os alunos são avaliados pelo professor,podendo ou não serem promovidos a uma nova graduação no dia do  Batizado.Os alunos que forem promovidos farão um jogo de confraternização com capoeiristas da mesma graduação logo após a entrega das cordas.
CONTEÚDO
São três pontos principais que definem o conteúdo das atividades:
1.       Fundamentos técnico:
São todos os movimentos que compõem o sistema de “jogo” na capoeira,tais como:a ginga,as esquinas,os golpes etc.

2.       Fundamentos Rítmicos:
São os diversos toques de berimbau com o acompanhamento do atabaque e pandeiro.Temos também os cantos que são dividos em quadras,corridos e ladainhas.

3.       Rituais:
_ Distribuição dos instrumentos
_ Formação da roda
_ O canto da entrada (ladainha)
_ Saudação ao berimbau
_ Saída ao pé do berimbau
_ Forma de entrar na roda (comprar o jogo)
_ Batizado dos iniciantes pelos mais graduados

Nenhum comentário:

Postar um comentário