ABADÁ CAPOEIRA CABO FRIO INSTRUTOR BRASÍLIA

Esse espaço foi criado com intuito de divulgar o meu trabalho em vários aspectos na sociedade.Dedico a todos os meus alunos e amigos que me acompanharam ao decorrer da minha história de vida no mundo da Capoeira.



11 de jun. de 2011

             Fundamentos de Instrumentos e Toques de Berimbau na Capoeira
   
         A música é um componente fundamental da capoeira. Quando ela foi introduzida na capoeira não se sabe, mas a maior finalidade dela era de ludibriar os escravizadores e a polícia., fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam praticando golpes para se  defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira.

Os instrumentos da capoeira foram adotados aos poucos, da para se perceber pela diferença de origens de cada um, por exemplo, o berimbau é africano e o atabaque é árabe. A bateria (nome que recebe a formação dos instrumentos) pode variar sua formação de acordo com a linhagem de capoeira.

Na ABADÁ-CAPOEIRA a bateria é formada por seis instrumentos:


Berimbau Viola – é o improvisador, repica na levada do toque que o Gunga dita. Sua característica é um som agudo e improvisado.Berimbau Médio – faz o contra ponto ao Gunga, a resposta, a dobra. Sua característica é um som intermediário e que complementa o toque do Gunga.

Berimbau Gunga – Instrumento que comanda a roda, ele dita o ritmo e o toque a ser jogado. Sua caracteristica é um som grave e imponente, e com o toque bem marcado.

Atabaque – instrumento de percussão que auxilia os berimbaus a firmar a cadência. Na capoeira é utilizado apenas um, em outras manifestações apresentadas pelos capoeiristas, como maculelê, puxada de rede e jongo podem ser usados de um a três atabaques.

Pandeiros – usados para fazer a percussão dentro da capoeira muito antes do atabaque. Pode se fazer uma roda com berimbau e pandeiro (como Mestre Bimba usava a sua bateria) caso for necessário.

Agogô – complementa a percussão.


              Inúmeros toques foram criados a partir da época em que o berimbau foi introduzido no jogo da capoeira. Alguns são comuns a todos os capoeiristas e outros são utilizados apenas por determinados mestres ou grupos. Muitas vezes, trata-se do mesmo toque divergindo em pequenas variações, ou possuindo diferente nomenclatura. Para alguns toques não há o acompanhamento do canto ou das palmas; para outros, não há jogos correspondentes. Há toques, porém, que determinam um tipo específico de jogo a ser executado pelos capoeiristas que devem estar sempre atentos ao berimbau.


Angola: Toque cadenciado,malicioso, onde os capoeiristas movimentam-se tanto em cima quanto embaixo.Seria um São Bento Grande de Bimba falso.Onde a qualquer momento de uma ginga cadenciada e  falsa sai um golpe mais veloz sem ao menos o adversário esperar ou melhor jogo de cobras.Nesse jogo o capoerista utiliza chamadas de angola para iludibriar o seu adversário ou também para estudar o jogo colocando toda a sua mandinga,malícia e malandragem,um jogo que a paciência, o disfarce e a surpresa são as armas fundamentais.

Benguela: O jogo determinado por este toque exige experiência e requer fundamentos dos jogadores por explorar, ao mesmo tempo, a beleza e a malícia.O objetivo do jogo é marcar o adversário dando a oportunidade da continuidade do jogo,ou seja um jogo de xadrez na capoeira.

São Bento Grande de Bimba: Este toque comanda o jogo da capoeira regional. Trata-se de um jogo de defesa,ataque e quedas ou seja um jogo de pergunta e resposta decisivo, onde os golpes são mais velozes  explosivos, fortes,enfim um jogo livre.

Amazonas: Jogo onde predominam os movimentos dos animais dentro do jogo da capoeira,adaptação feita pelo o Mestre Camisa.


Santa Maria: Criado por Mestre Bimba, este toque é considerado o hino da Capoeira Regional,o objetivo desse jogo é apanhar o objeto com a boca no meio da roda,ganha aquele que apanhar o objeto primeiro com um movimento de domínio com a boca,sendo que um impede o outro a apanhar vence aquele que tem mas habilidade e domínio. 

 Hiúna: Jogo floreado ou seja acrobático criado por Mestre Bimba ,inspirado após ouvir um canto de um pássaro Araraúna.Na época na academia de Mestre Bimba só jogava aluno formado,mas hoje  em dia joga aluno graduado.O objetivo do jogo,seria uma volta a calma na capoeira,onde o capoeirista explora toda sua flexibilidade,domínio e explosão nos movimentos.Sempre mantendo a continuidade com os golpes podendo ou não marca seu adversário com um golpe ou queda sem derrubá-lo,mantendo sempre a continuidade dos movimentos.


Cavalaria: toque de alerta máximo ao capoeirista,era usado na época da escravidão,para avisar aos negros capoeiras da chegada do Feitor,Capitão do Mato ou Senhor de Engenho nas Senzalas ou Quilombos.Na época da República, quando a capoeira foi proibida,no início do século xx os capoeiristas usavam a “cavalaria” para avisar da chegada da polícia montada a cavalo ou seja, da cavalaria,nesse toque o berimbau emiti um som de trotar de cavalo.

Idalina: jogo com navalha no pé ou na mão,onde os capoeiras usavam o lenço no pescoço como uma forma de proteção para que navalha do adversário não lhe cortasse o pescoço muito utilizado pelos capoerista no início do século xx.




Nenhum comentário:

Postar um comentário